
No dia 15 de setembro, 20 trabalhadores foram resgatados em condições de trabalho análogo à escravidão na fazenda Eliane Raquel e Quinhão, no município de Nova Maringá, em Mato Grosso. Um deles é um adolescente de 17 anos.
As vítimas foram contratadas pela empresa T.F. Zimpel, cuja atual proprietária, Taiany Franca Zimpel, tem uma carreira que se divide entre os negócios da família, no setor madeireiro, e os concursos de beleza. Em 2016, ela foi eleita Miss Mato Grosso e, em 2024, condecorada com o título de miss Mato Grosso Internacional.
No Facebook, entre as publicações típicas de uma carreirista do ramo da beleza — fotos ostentando drinks à beira da piscina, looks glamourosos e faixas de miss —, a modelo e empresária impulsiona o trabalho da família. Em uma publicação de fevereiro de 2025, ela procura um caminhão para transporte de madeira. Em outubro de 2024, outra publicação anunciava a venda de lenha nativa “de alta qualidade”.
As condições de trabalho de quem realizava o serviço, no entanto, ficavam longe do alto padrão. Contratados para trabalhar no corte e empilhamento de madeira, os trabalhadores resgatados não tinham acesso às estruturas básicas para higiene e conforto, como água potável e banheiro. De acordo com informações fornecidas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), os homens dormiam em camas improvisadas, com colchões velhos e sujos sobre tábuas e toras. Um único barraco, feito de lona e madeira, abrigava 13 trabalhadores.
“Além disso, os empregadores não disponibilizavam equipamentos de proteção individual e coletiva para a execução dos serviços. Houve, ainda, relatos de intimidação por pessoas armadas e restrição da liberdade de locomoção”, informa o Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT), que atuou no resgate junto do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), da Defensoria Pública da União (DPU) e da Polícia Federal (PF).
Os demais trabalhadores ficavam em outro barraco, sob as mesmas condições precárias: dormindo em redes, num ambiente sem ventilação, onde dividiam espaço com tambores de óleo e combustíveis.





